Cabelo, Cabeleira, Cabeludas, Descabeladas #CresposECacheados



Yay!!!
Tudo bem???
Tem um tempinho que não apareço por aqui e olha só... não vim pra falar de comidinhas. 
Na verdade é um post mais auto inspirador, sim pq decidi não mais alisar o cabelo e corri em busca de inspirações que me encorajassem a continuar firme e forte na decisão tomada. 
E o que dizer a principio? Encontrei várias crespas e cacheadas lindas, de cabeleiras fartas e livres e AMEI tudo.




Mas vamos ao início de tudo...
Sou negra, minha família toda tem cabelo crespo/cacheado e desde pequena eu ouvia dizer que eu tinha o cabelo ruim, o que é muito triste né? 
Mas pq o meu cabelo era ruim??? Isso ninguém me dizia e eu na minha pequenez de infancia cresci acreditando que meu cabelo era duro, feio e mais, que causava incomodo nas pessoas, sim pq todas as vezes que eu estava de cabelo solto e colocava o rosto na janela de casa, alguém gritava " Olha a Ravengá!"(nome de um personagem de novela que sempre aparecia arrupiado nas cenas) e corria sorrindo. 
Meu cabelo era super volumoso e solto parecia realmente uma juba de leão...rsrs.
Com isso minha mãe fazia tranças, coques, etc... etc.. etc... Tudo para manter o cabelo preso e domado. 
Quando fiz 13 anos de idade, já na adolescência quis ter o cabelo mais parecido com o das coleguinhas e vocês já adivinham qual foi a alternativa né? Alisar.
Com o alisamento, reduzi o volume, era bem mais rápido e pratico para fazer penteados no dia-a-dia ,mas sabe aquele cabelo sem vida? Sem graça? Era o meu. E mesmo cuidando, gastando uma nota no salão, sempre havia queda, o cabelo ficava fraco e aquele efeito mara do salão desaparecia no dia seguinte. 
Daí Buscando por químicas que se adequassem ao meu tipo de fio houve queda de cabelo severa, corte químico, enfim... Foi a treva!!! 
O único produto que causava menos dano ao meu cabelo ( quando bem manipilado) era a Guanidina, mas nem todo mundo sabe fazer uso, então ainda assim, era bem trágico quando a raiz do cabelo crescia que eu precisava fazer alongamento de novo. 
O fato é que creio eu está em uma fase mais esclarecida da vida e cansei. Cansei do alongamento, cansei do comprimento e resolvi que quero minha juba de volta. Até porque tenho uma filha linda cacheada a quem eu tenho a obrigação de incentivar todos os dias, pq ela (mais cedo que eu), chegou na fase de querer ter os cabelos igual ao das amiguinhas da escola. E não deixarei que aconteça com ela o que aconteceu comigo, não é mesmo??? 
Então é isso, estou em TRANSIÇÂO como tudo na vida que é passível de mudança. 

A mensagem que eu quero deixar hoje aqui é bem clara: TODO CABELO É MARA!!! Se bem cuidado e nutrido, é MARAVIGOLD, ou seja, mais maravilhoso ainda...rs.
E não falo dos crespos e cacheados por conta de está na moda ou algo do tipo, mas pq é o meu tipo de cabelo ( e da grande maioria dos brasileiros, já que grande parte são afrodescendentes) e a gente só precisa se aceitar. 
Tem algo mais libertador que isso??? Não né? Então vamos de fato às inspirações e as formas de usar esse cabelo maravilhoso que Deus nos deu?

A primeira dica é: USE SOLTO!!! O cabelo é a moldura do rosto e não tem algo que dê mais a sensação de liberdade quanto uma juba solta.


Penteados...
  • A segunda dica é: Coques no alto da cabeça - indicados para os dias de calor ou aos day afters, eles são despojados e super moderninhos. 






A terceira dica é: Coque Duplo... Muito meigo não??? Se associar a isso uma sobrancelha bem feita, quem resiste???




  • A quarta dica é: Use Lenços... Eles servem como acessórios e dão um charme todo especial ao seu cabelo. E o mais legal de tudo, ele é super democrático, TODO MUNDO PODE USAR independente do tipo de cabelo.




  • Quinta e ultima dica: Essa é a dica mais importante de todas. O cabelo é seu! Use da forma que quiser!



Beijo, abraço e se liberte de tudo que te incomoda. Ninguém merece viver preso ao que lhe causa desconforto.

Ps.: No próximo post de cabelos vamos falar de cuidados tá? Se quiser mandar alguma dica fique a vontade.

Compartilhe:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário