Goiás Velho - GO

Vamos conhecer Góias Velho?

A cidade de Goiás Velho foi a primeira capital do Estado do Goiás fundada no século XVIII e era sede do governo, ou seja, foi onde o estado começou. O Centro histórico é MARAVILHOSO. E eu e meus fiéis companheirinhos, de passagem por Goiânia, resolvemos visitar essa cidadezinha linda em que nos sentimos muitíssimo bem.
Hoje te conto como foi esse passeio gostoso que guardamos com todo o carinho na memória.


Na foto Athos com carinha de desbravador mochileiro mirim...


A cidade é histórica e cada detalhe, desde as ruas com suas pedras batidas às construções coloniais nos remetem a outro tempo.
Fomos a três museus incluindo a Casa da Ponte da poetisa Cora Coralina, que é LINDA, pena que não se pode fotografar lá dentro.
Na casa, vimos parte da obra da poetisa, fiquei apaixonada pela cozinha onde ainda hoje tem seus tachos onde ela fazia seus doces, amei a geladeira e  a cristaleira onde se guardavam as louças. 
Na parte inferior da casa tomamos da água geladinha da bica que passa no porão, enquanto nos contavam histórias da Maria Grampinhos, uma senhora que é quase uma lenda da cidade. Para coroar essa visita recordei de um poema que caiu como uma luva para esse momento:

Humildade

Senhor, fazei com que eu aceite 
minha pobreza tal como sempre foi. 

Que não sinta o que não tenho. 
Não lamente o que podia ter 
e se perdeu por caminhos errados 
e nunca mais voltou. 

Dai, Senhor, que minha humildade 
seja como a chuva desejada 
caindo mansa, 
longa noite escura 
numa terra sedenta 
e num telhado velho. 

Que eu possa agradecer a Vós, 
minha cama estreita, 
minhas coisinhas pobres, 
minha casa de chão, 
pedras e tábuas remontadas. 
E ter sempre um feixe de lenha 
debaixo do meu fogão de taipa, 
e acender, eu mesma, 
o fogo alegre da minha casa 
na manhã de um novo dia que começa.

(Cora Coralina)


Seguimos para o Mercado Municipal, visitamos quatro igrejas - e ainda tinham mais  cinco - , na verdade causa surpresa a quantidade de igrejas pra uma cidadezinha tão pequena, e isso porque eram só no centro histórico, Enfim... é muita coisa!

Chegamos ao Palácio Conde dos Arcos e confesso que foi a parte que eu mais gostei. Aqui as informações vinham como enxurrada, E é bom acrescentar que os guias são extremamente atenciosos. Nos sentimos muito bem aqui, tanto que Sophia e Athos andavam pelos cômodos super curiosos e perguntando tudo. Se arriscaram até a tocar piano.  
O Palácio Conde dos Arcos é a antiga residencia do governador e funciona como museu, o acervo é riquíssimo, aqui a história está registrada em peças do mobiliário, nas vestimentas da época que estão expostas, na coleção de moedas, enfim... está por toda parte.

Paramos para o almoço e em um dos restaurantes típicos da cidade, comemos a famosa Panelinha e o Empadão Goiano. Foi a primeira Panelinha que comi na vida, depois disso vieram muuuitas outras porque panelinha meus caros, é amor!!!

Nessa o recheio era linguiça, carne de sol e queijo, muuuito queijo.



Aliás, no Goiás de forma geral se come muito bem. A comida é boa, as porções são generosa e o preço costuma se justo. Athos amou esse empadão.
Saindo do restaurante seguimos para o último museu que iriamos visitar e no caminho essa pracinha. que achei muito meiga.


Alguém resolveu que queria um docinho no meio do caminho e paramos em uma confeitaria que fica em frente a pracinha pra resolver o problema da mocinha. 


Chegamos a antiga cadeia e mais informações...
Essa portinha no chão era o acesso às celas onde ficavam os presos. Meus pequenos ficaram super curiosos. 

Passamos pela fonte... e do alto da cadeia registramos esse visual... lindo né?
Na volta passamos por algumas galerias, os meninos ficaram impressionados com o Dom Quixote feito de sucata e o dragãozinho na sacada de uma das casas.
E essas ruas??? Achei tudo lindo, limpo e conservado. Vejam o detalhe da construção com a data, 1908!!!
E aqui terminou o passeio que fizemos em um dia. Amei tudo e super recomendo!!!

Compartilhe:

JOIN CONVERSATION

3 comentários:

  1. Mana, A casa da Cora Coralina é enorme, Dei até uma de guia da casa. tem umas trilhas ecológicas lá, que chegam numa cachoeira linda e a outra chega no morro das lajes, que tem um por-do-sol belíssimo. Ótimo lugar pra passar um final de semana, pra mim, que vivo de história, adorei e super recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom encontrar outro admirador de cidades históricas como eu! Como disse no post, nosso passeio foi um dia só, por isso não deu pra fazer trilha e nem conhecer as cachoeiras. Mas no passeio a Piri nós fomos na cachoeira de Bom Sucesso e será o assunto do próximo post de viagem.
      Abraço Chico!!!
      Já falei que adoro suas passagens por aqui???
      Acho que sim né?..rsrs
      Até!

      Excluir
  2. Pirenópolis tem uma noite e uns barzinhos bem babado lá!kkkk. lá é menos tranquilo que Goias Velho, inventei de fazer tirolesa, rapel e subir um pico. Não dei conta de mais nada. Na próxima, eu vou acompanhado e não meto nessas aventuras radicais e conheço tudo melhor.

    ResponderExcluir