Pão de Gergelim Preto Sem Sova

 Olá 👋🏽😊!
Tudo bem??


Hoje nós vamos fazer um pão super fácil que não precisa sovar.
Ouvi um amém aí???? 👍🏼



É uma receita super simples e fácil, mas como todo pão, precisa de TEMPO. 
Especialmente este que não é sovado, a massa precisa ficar em descanso na geladeira por doze horas + o tempo de descanso depois dos pães modelados, que é mais ou menos uns 40 minutos.
 Então ela precisa de planejamento e antecedência, combinado?
Aqui em casa costumo fazer a noite para assar na manhã seguinte e tem dado super certo.


Ingredientes:

01 xícara de leite morno
01 colher de sobremesa de fermento biológico seco 
01 colher de sopa de açúcar 
01 ovo
01 colher de sopa de manteiga 
01 colher de sobremesa rasa de sal
02 e 1/2 xícaras de farinha de trigo (uso da marca rosa branca premium)

Modo de preparo:
Para ficar mais didático e clara as instruções, dividi o processo por etapas. Leia com atenção que seguindo os passos a seguir as chances de que seu pão dê errado são "quase" nulas. Digo "quase" por que sempre aparece alguém com potencial pra desandar a receita 🤭. Espero que essa pessoa não seja você não é mesmo? Então vamos com fé e atenção que dará certo!!!🙌🏾🙏🏾

1° etapa - Coloque o leite morno, o fermento e o açúcar em uma tigela, misture e aguarde formar uma leve espuma na superfície. Isso leva de 5 a 10 minutos normalmente.

2° etapa - Acrescente os ovos e a manteiga misture mais uma vez. Em seguida acrescente a farinha de trigo, o sal e o gergelim. Misture mais uma vez e deixe sua massa descansar por 40min. Depois desse tempo, cubra sua massa com um plástico filme e leve a geladeira por 12horas. 

3°   etapa - 12 horas depois, polvilhe farinha de trigo na sua bancada, retire a massa da geladeira e coloque sobre a farinha para que a mesma não grude na superfície. Abra a massa com um rolo ou mesmo com as a mãos e dobre a massa algumas vezes (aqui costumo duas dobras da direita para a esquerda e em seguida duas dobras de cima para baixo). Depois dessas dobras, divida a massa na quantidade de pães que desejar, abra as porções de massa com a ajuda de um rolo, modele seus pães e coloque-os em uma forma untada.

4° etapa - Cubra seus pães com um pano de prato ou plástico filme e deixe-os voltarem naturalmente a temperatura ambiente por uns 40min a 01 hora. Nesse ponto você vai perceber que vão crescer de tamanho.

5° etapa - Asse os pães em forno pré-aquecido a 180c ° por aproximadamente 30 minutos ou até estarem dourados. 


Os meus como de costume servi no café da manhã. 
A receita rende 06 pães nesse formato das fotos, mas você pode dobrar a receita caso tenham mais pessoas na sua família.



Compartilhe com a família, com as amigas ou  combinem de fazer juntos.
Para ver mais receitas fáceis como esta, fiquem a vontade aqui no blog e me siga nas redes sociais. No instagram eu sou @ericaaraujopbs e no Pinterest: Um doce e dois dedos de prosa

Por hoje é só.
Um beijo, abraço e até!

Compartilhe:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário