Antigo Móvel Novo - Decoupage



Sabe aqueles móveis antiguinhos de decoração colonial super charmosinhos? Eles podem ganhar cara nova com decoupage. 
Vejam só que lindas as inspirações de hoje.




Decoupage é uma palavra de origem francesa que significa literalmente "corte". No Brasil essa mesma palavra denomina a técnica de artesanato que consiste em recortar imagens e gravuras do papel e colar em objetos dando acabamento em verniz a eles e consequentemente uma cara nova. 


A técnica é simples, acessível e com a devida atenção,  cuidado e paciência  pode produzir peças lindas e únicas no seu ambiente.
Dá só uma olhada nessas imagens:







Dificilmente você não tenha uma avó, tia ou parente que não tenha um móvel assim mais antiguinho. E se você realmente não tem, há várias lojas de móveis usados ou antiquários que tenham peças nesse estilo. Caso tenha se engraçado pelos móveis vistos aqui. 
Agora vem a parte que você terá que por a mão na massa. Pra realizar a decoupage em madeira especificamente, você vai precisar dos seguintes itens:
  • Papel ou guardanapo para decoupage;
  • Cola em gel para decoupage;
  • Pincel;
  • Pano de limpeza;
  • Verniz para madeira.

Vamos considerar aqui que a sua peça já está lixada e pintada na cor da sua preferência. Então começamos limpando muito bem com um paninho o local em que você vai querer fazer a colagem. Passe a cola em gel com o pincel em pequena quantidade, pra evitar uma superfície irregular e cole o papel com a imagem desejada por você. Colocou o papel? Já passe o paninho em cima alisando para evitar bolhas na imagem. Deixe secar por 6h e aplique o verniz para impermeabilizar o trabalho. Deixe secar por mais 6h e seu trabalho estará pronto!💪🏽😊👍🏼
Existem outras formas de impermeabilizar a peça, basta pesquisar por videos no YouTube que várias opções apareceram.




O mais especial pra mim nesse tipo de artesanato é recuperar e dar cara nova a um móvel que tem memória afetiva, que traz lembrança de família e pode ser usado das mais diversas formas: como penteadeira, aparador na sala, como decoração de festa, etc. Eles ficam lindos 🤗💐



Por hoje é só.
Espero que tenham gostado das sugestões.
Lembrando que todas as imagens são do Pinterest. Me segue por lá clicando aqui.
Beijo, abraço e tornem o antigo móvel em novo.



Compartilhe:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário