Amizade dá Trabalho! Pronto, falei.






Estava divagando recentemente com os meus botões e cheguei a esta breve e sincera  conclusão: amizade é um trampo, logo, dá trabalho.
Eu queria começar esse post dizendo que ter amigos é lindo, é muito divertido e ninguém vive sozinho. Porém, apesar de saber da veracidade das afirmações anteriores, já aviso que essas mesmas afirmações não anulam o fato de que você vai se decepcionar com o amigo, de que você vai ter que se dispor a certas situações por causa do amigo, ou pelo fato de que na real, um amigo NÃO é um ser que veio ao mundo pra te agradar. E tudo bem. A gente viver assim mesmo.
Percebi recentemente que ao longo da vida tenho tido algumas dificuldades com  "amizade". E pra entender um pouco mais a gente vai ter que voltar lá pra Marabá, década de 80, nascia uma menina dos olhos grandes, bochechas rechonchudas, cheia de cuidado e amor. Mas, era tanto cuidado e tanto amor, que sua linda mãezinha não a permitia ir para a rua, sair com as outras crianças, dormir na casa das coleguinhas etc, etc, etc. Proteção em excesso que acostumou nossa menininha a ter seu mundinho, cheio de livros e imaginação pra passar o tempo. Maaas, a menina cresce e estando no convívio social que nos cobra fazer conexões porque sozinhos somos vulneráveis e segundo um filósofo contemporâneo chamado Sid, de A era do gelo - "No bando, um defende o outro", ela decide: "Ok mundo, aqui vou eu!". Mas, como construir laços ? Eis aqui um drama.
As primeiras amizades na infância foram com os vizinhos, mais tarde na escola, depois na faculdade e por fim no trabalho. É interessante como o ambiente e as situações meio que te forçam a criar laços né? Houve algumas tentativas de amizade virtual, quando mudei de cidade e estava longe de qualquer face familiar e amiga, mas ninguém me aguentou então... "eu nem queria mesmo"😅.  
Um fato marcante é que no ensino fundamental eu participava de um grupinho de amigos e não sentia que me encaixava lá. Por alguma situação, resolvi me afastar. Num primeiro momento foi chato, todo mundo ficou magoado, eu lembro de um colega falar assim " poxa, a Érica vai ficar sem falar com a gente bem no final do ano que todo mundo vai um pra cada lado". E aquilo me deixou mega triste porque o problema não era eles. Era eu que não conseguia me "achar" ou me identificar com eles.
O tempo passou ( imaginem folhas de um livro sendo folheadas pelo vento): ensino fundamental, ensino médio, faculdade, trabalho, faculdade de novo pois decidi fazer outro curso, mais trabalho e aqui estamos. Em todas essas fases tive o prazer de conhecer pessoas EXCEPCIONAIS , com quem compartilhei sorrisos, momentos felizes, outros nem tanto e sinceramente me sinto agraciada pela passagem de cada uma delas na minha vida. 
No entanto, penso que pela criação que eu tive, eu amo todo mundo, converso com todo mundo, faço graça com todo mundo, mas são pouquíssimas as pessoas que permito de fato chegarem até mim. Na verdade, queria ser o tipo que é amigo da galera, que anda de braço no pescoço, mas não consigo. E hoje mais madura, penso que tudo bem. A qualidade das amizades é mais importante que a quantidade.
Hoje reconheço que cada pessoa tem a sua função durante a sua passagem pela nossa vida, tem também suas batalhas, tem seus medos, desejos, obrigações e amizade é pra quem está disposto. 
Ser amigo não é só combinar a saída ou a balada, não é só marcar o passeio ou viagem, não é um ouvinte em tempo integral para os seus dramas e lamúrias. Amigo é aquela pessoa que assim como você precisa de atenção, precisa de incentivo, conselhos, que precisa da sua presença pra quando a barra pesar pra ele também e acima de tudo vai ficar feliz com as suas conquistas. Já dizia a frase: Quer saber quem são seus amigos, observa como reagem as suas vitórias". 
Minha mãe costuma dizer que existe amizade e "colegagem". E mais, que amigo mesmo é só pai e mãe. Não sou doida de descordar da mamys, então fica o alerta. Cuidado com as pessoas que você escolhe para se relacionar pois segundo pesquisas cientificas você é a média das 15 pessoas com quem mais convive. 
Só pra finalizar, toda e qualquer relação interpessoal saudável é bilateral e precisa do esforço das duas partes. Quem quer liga, abraça, combina o rolê, vira parceiro de tretas, aventuras, das confidências, do cineminha, das tardes de lanche, jogos e TikTok. Resumindo, TEM QUE ESTÁ DISPOSTO, TEM QUE TER TEMPO E DAR ABERTURA PRA ALGUÉM FAZER PARTE DA SUA VIDA E VOCÊ DA DELE. Por isso é que dá trabalho.


Ps.: Ei, só uma perguntinha, pra quem você anda dando trabalho?
Aproveita o momento é já manda uma mensagem pro amigo ou amiga dizendo o quanto ele ou ela é importante pra você.

Beijo, abraço e até!
🤗❤



Compartilhe:

JOIN CONVERSATION

1 comentários: