O Charme da Pátina e da Madeira de Demolição





O ano é novo, mas por aqui 2020 começa com post bem retrô de decoraçâo com ar clássico, romântico e beeeem desgatado. Hoje nosso foco é uma tecnica chamada pátina e alguns itens feitos de madeira de demolição. 
Vamos conferir?


Apaixonada por tudo que traga história e reaproveitamento de materiais, essa pessoa que vos fala esteve recentemente em Olinda - Recife e só confirmei algo que já sabia: Amo um Centro Histórico e a Arquitetura Colonial. Em uma das hospedagens fiquei supresa com várias peças de decoração que foram resgatadas e receberam cara nova. Essas peças no geral são portas, janelas, mesas, cadeiras e etc. Que em algum momento foram descartadas por estarem desgatadas ou mais antiguinhas e posteriormente reutilizadas. 
É simplismente fantástica a variedade de peças que se pode ter de um artigo que originalmente teria outra função. Você poderia imaginar que uma janela poderia se transformar em espelho ou cabeceira de cama por exemplo? Não né? Mas olha só que linda essa janela resignificada pode ficar...





No entanto o que eu queria te contar mesmo é que querendo, você não precisa esperar que o tempo haja sobre a sua peça de madeira pra ela ficar vintage assim. Existe uma técnica de pintura chamada pátina que dá esse mesmo efeito desgastado em poucas horas. O processo consiste básicamente em camadas de pintura e raspagem ou lixamento e posteriormente um selamento para conseguir esse efeito. Maaaaravilhoso não?



Lembram que logo alí no título eu citei a "madeira de demolição"? Pois bem, observem bem a mesa da foto abaixo. Nela fica visivel o reaproveitamento especificamente no tampo da mesa.  Essa nomeclatura foi dada a madeira de descarte de construções mais antigas que voltam a ser comercializadas para a alegria dos amantes do retrô e do vintage.
Se houver alguma casa mais antiga sendo reformada por aí não custa dar uma conferida né mores? 😉✌🏽


E se você é mais chegado a ambientes moderninhos saiba que a combinação do antigo e moderno pode ser uma boa expressão de personalidade na decor. E mais, vai agregar exclusividade ao seu ambiente.  Veja as combinações abaixo e pense nisso!



Por hoje é só!
Compartilhem e se inspirem.
Beijo abraço e até!



Ps.: Todas as imagens são do Pinterest

Compartilhe:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário