Calendário do Advento.

 

CALENDÁRIO DO ADVENTO


Para quem quer deixar o mês de dezembro cheio de atividades e movimentar a família, a minha sugestão é fazer um calendário do advento. 

 






Originalmente ele foi criado no século XIX na Alemanha e tem como objetivo fazer a contagem dos dias que antecedem o nascimento de Jesus. Alguns relatos dizem que a principio essa contagem era feita com riscos de giz nas portas das casas, outros dizem que a tradição era fazer uma contagem com uso de velas. O certo é que há toda uma expectativa em torno do advento do menino Jesus e que o calendário com origem germânica teve seu nascimento na igreja protestante. 
Este ano especialmente com tantas coisas ruins pairando pelo ano de 2020, aqui em casa, quis trazer com o calendário do advento esse ar de leveza, esperança, comunhão e renascimento que o verdadeiro sentido do natal representa. Por isso, fiz uma lista de atividades para compartilhar com a família para cada dia do mês de dezembro que antecede o tão esperado natal.

A titulo de curiosidade, segundo a Wikipedia, "O calendário tradicional consiste em dois pedaços de cartolina sobrepostos. Vinte e quatro janelas são cortadas na camada superior com um número entre 1 e 24 em cada uma delas. Começando no primeiro dia de dezembro, uma janela é aberta a cada dia, fazendo a contagem regressiva até a noite de Natal. De 24 até 1. Cada compartimento mostra uma imagem que pode ser tanto sobre o Natal ou o nascimento de Cristo quanto cenas relacionadas à festa de Natal, como bolas, pinheiros e estrelas.
Os calendários do Advento também podem ser feitos com um tecido com pequenos bolsos que são preenchidos com doces ou outras miudezas. Muitos calendários foram adaptados por comerciantes e artesãos para acomodar um pequeno chocolate ou outro confeito em cada divisão. Estes são frequentemente direcionados às crianças, que esperam ansiosamente pelo Natal e pela chegada do Papai Noel e têm sido criticados por não ter relação com o nascimento de Cristo e simplesmente faturar com as vendas de Natal."

O fato é que na sua casa você pode fazer o calendário com o que você achar que é melhor pra sua família. Se tiver crianças e adolescente tente incluir atividades, brincadeiras e claro, passagens bíblicas para enriquecer esse momento e torna-lo ainda mais especial. 

Agora fiquem com ideias de calendários e atividades para desenvolver na sua casa.








Sugestão de atividades:

  1. Fazer cartões de Natal;
  2. Fazer biscoitos natalinos;
  3. Assistir a um filme de natal;
  4. Fazer uma lista de desejos com coisas que não se compram;
  5. Fazer doação de cestas básicas, roupas ou de um dia de trabalho;
  6. Assistir a uma cantata de natal;
  7. Embrulhar presentes de natal; 
  8. Fazer leituras de textos natalinos;
  9. Fazer estudo bíblico;
  10. Partilhar uma memória de infância;
  11. Tomar chocolate quente;
  12. Dança ao som de uma música natalina;
  13. Fazer um TikTok de Natal;
  14. E etc.
O importante é pensar em cada membro da família e ser criativo. Ver a carinha de surpresa deles a cada dia é muito gratificante. Aqui a gente está amando.






Por hoje é só.
Um beijo, abraço e até!

Para mais inspirações e pra ver como tem sido o meu calendário, é só dar uma olhadinha no meu instagram que é @ericaaraujopbs
Ou me segui no Pinterest clicando aqui.

Compartilhe:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário