DR do Prato de Esmalte



Vamos Bater um Papo???

Quem aqui não conhece ou nunca usou um prato de esmalte?

Estava eu toda empolgada em casa, fiz cookies e estava com os níveis de endorfina lá em cima, toda contente e serelepe. Mandei as fotos pro namorado que fez o seguinte comentário:
- "Meu bem, seus biscoitos ficaram lindos, mas você tem tantos pratos bonitos. Por que sempre usa os mesmos pratos de ferro, lascado na borda???
Daí que a pessoa aqui respirou fundo e quase virou o Jiraya dentro da roupa:
- Como é que é??? Meu bem, você nunca ouviu falar que prato de esmalte é hipster não??? Lembra da Padóca do Maní que a gente foi SP??? Lá usam esses pratos! Assisti a um filme de culinária FRANCESA que só serviam nesses pratos; Dani Noce e Paulo Cuenca fizeram uma série de vídeos da França e em um dos lugares mais concorridos, lá estava a comida servida em uma tigela de esmalte; Rachel khoo em "A pequena cozinha em Paris", usa vários itens de esmalte até mais velhos que meu prato!
Deu vontade de falar - "Amor, prato de esmalte é culinária raíz, é lembrança da infância, da casa da vó, do colégio, do interior, do passeio no fim de semana na roça. Não é só um prato, é a memoria afetiva que aquilo te traz, é a história entende?" (Mas só deu vontade, porque zangada eu simplesmente NÃO FALO NADA. E vocês?).

Mas enfim, foi uma ótima oportunidade de fazer esse post e falar um pouco desse item ao qual tenho tanto apreço.

Eles foram criados na Alemanha, onde na época se procurava um material de baixo custo que fosse resistente. A ideia foi revestir o ferro com essa cobertura esmaltada para evitar lascas, ranhuras e ser de fácil limpeza. Até a década de 70, todos os pratos esmaltado do Brasil eram importados, só depois dessa época passaram a ser fabricados por essas bandas. Sucesso na Europa, principalmente na França, Inglaterra e Espanha, se tornou um item não só de utilidade na cozinha, mas sinônimo de tradição na culinária. 
Achando que não estava bom, em algum momento da conversa ele comentou: " (...) as pessoas vão pensar que você  só tem esses pratos". Respirei novamente, mas dessa vez revirei os olhos. Contei até 10 e mais calma, fiz a seguinte reflexão: Quantas coisas as pessoas se privam de fazer por medo do julgamento dos outros, não é mesmo?  Nunca fui de me importar tanto para o que os "outros" pensam e não é agora que vou começar. Fica aqui uma informação de graça: Gosto é  pessoal, discute quem tem tempo e paciência. Certo?

E para comprovar o que disse a respeito  dos meus queridos pratinhos, trouxe pra vocês algumas imagens que falam por si. No entanto, seguem com legenda só pra enfatizar.

"Prato de esmalte é sinônimo de comida boa e simples feita em casa"

" Prato de esmalte é praticidade e sinônimo de comidinha ao ar livre"


"Prato de esmalte é hipster e pode ser muito chique"





" Prato de esmalte é confraternizar"


"Prato de esmalte é sinônimo de família e mesa farta"

"Prato de esmalte é uma ótima tela pra fotos maravilhosas de coisas simples e gostosas"




"Prato de esmalte é cozinha raíz"


"Prato de esmalte é vida!"

Agora buscando apoio em alguns Chefs de cozinha famosinhos...

Lembram do Gordon Hamsay do Hell's kitchen? Ele tem uma pizzaria em NY  e os pratos são todos de esmalte.


Sabe o Jamie Oliver? Tem uma travessa que vive sendo usada nos seus vídeos e fotos.


E só pra concluir, esses artigos de cozinha esmaltados também são conhecidos por outros nomes, como: Enamelware e Ágata. No geral, são super práticos e resistentes inclusive a filhos, então podem colocá-los pra lavar a louça sem medo. 
Ah!!! E os meus não são lascados na borda. É um efeito muito highlow pra torná-lo ainda mais hipster. 


Por hoje é só!
Beijo, abraço, sejam felizes, se preocupem menos com a opinião dos outros e usem mais pratos de esmalte.

FIM!
(Essa é a parte em que o casal valida o posicionamento de um e do outro, reconhecem suas diferenças, gostos, preferências e vão dormir juntinhos: Ele, pensando que é melhor não tocar mais no assunto "pratos, utensílios de cozinha e afins" e Ela, pensando em servir um belo café da manhã pra ele em um LINDO prato de esmalte com os dizeres "HISPSTER" só pra provoca-lo).

Ps.: Meu bem ainda te amo, mas não mexa com meus pratos.

Compartilhe:

JOIN CONVERSATION

2 comentários:

  1. Aaah ❤
    Adorei o post. ❤
    Penso o mesmo.
    E adoro a nostalgia que pratos de esmalte nos trazem. Vó, roça, ar livre, primos chatos kkk, brincadeiras de criança e outra infinidade de coisas extremamente simples, mas intimamente preciosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito disso que você falou. Adoro!!!
      E agradeço a sua visita aqui no blog. Abraço!<3

      Excluir