Pirenópolis - GO Parte 1



A cidade...
Pirenópolis, ou simplesmente "Piri", para os mais íntimos, é uma cidade encantadora. Localizada no interior do estado do Goiás, que atrai turistas do mundo inteiro principalmente por conta do Eco Turismo.
Assim como Goiás Velho, suas ruas são um charme a parte, e surpreende pela limpeza e conservação da arquitetura colonial.





Museus...
Na Cidade existem basicamente dois museus: o Museu de Arte Sacra e o Museu do Divino.
O museu de Arte Sacra se localiza em uma igrejinha bem pequenininha passando da ponte vermelha a direita, na verdade os dois museus ficam por ali. O que vimos de interessante e que nos chamou bastante a atenção no Museu de Arte Sacra foi o fato de ter ali junto ao altar, os sepulcros/túmulos daqueles que eram considerados importantes na época. Ou seja, a nobreza pelo visto poderia ficar um pouquinho mais próximo de Deus.
No Museu do Divino, vimos várias imagens e esculturas que remetem as Cavalhadas, que acontecem na cidade desde 1819 (uma batalha que dura três dias entre cristãos e mouros) e a  festa do Divino Espirito Santo que acontece anualmente na cidade e é um traço tão forte da cultura que foi tombada pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Nacional Imaterial.





A Pousada...
O passeio era pra acontecer em um dia só, mas me empolguei e caminhamos a cidade toda. Minha parceira e guia Itainan, se arrependeu de ir comigo pq na cidade tem muitas ladeiras e eu queria andar por todas elas. Cansados, tivemos que pernoitar pq no dia seguinte queríamos ir a Cachoeira de Bom Sucesso. Andamos mais um pouquinho e por coincidência paramos na frente dessa pousadinha. Fomos recebidos pelo Sr. Tadeu, o proprietário e  o tratamento foi tão vip que resolvemos ficar e nem procuramos outras opções. AMAMOS!!!
A pousada serviu inclusive de cenário para as gravações de uma novela da globo em que a Sandy era protagonista. Retrô hein... Quem lembra o nome da novela???
Amei a decoração rustica e aconchegante, já os pequenos amaram o espaço externo e a piscina. Brincaram tanto que nem queriam mais ir pra cachoeira.








Cachoeiras...
A cidade oferece várias opções em Eco Turismo e o principal atrativo são as cachoeiras. São 82!!!! Visitamos a de Bom Sucesso, por ser mais próxima da cidade, que possui 07 quedas d'água e como levei os pequenos tivemos que ficar no inicio, por que era o indicado para a idade deles. 
No outro post mostro que baixou o espirito desbravador na gente e na visita seguinte visitamos todas as sete quedas. Yes! We Can!!!


A noite...
A cidade fica linda com aquelas luzinhas amarelas nos postes.
Jantamos em um dos estabelecimentos de uma rua que é inteira só de bares e restaurantes. A coisa mais charmosinha! As crianças brincaram com as luminárias do restaurante e voltamos a igrejinha de nossa Senhora do Rosário para os cliques noturnos.



Adooro essa primeira fotinho dos pequenos, "Os pensadores"...rs. Acho que pensavam no que iriam aprontar. E a Ita ficou linda fazendo sua prece na escadaria. Acho que pedia um noivo (E conseguiu!!!).

Amamos o passeio, já voltamos depois dessa visita e dessa vez levamos tia, irmã e minha Mamy. Conto pra vcs como foi na Parte 2.

Por hora é só.
Beijooos e até mais ver!!!


Compartilhe:

JOIN CONVERSATION

1 comentários:

  1. Mana, o nome da novela é estrela guia, pra minha defesa, em 2001 eu tinha 11 anos e adorava ver besteira. Pirénopolis é muito legal, um dia eu volto lá. é uma cidade de dois séculos atrás super bem conservada. Mas, da proxima vez. não irei fazer nenhuma modalidade de eco-turismo.

    ResponderExcluir